Pois é, a banana verde tem excelentes propriedades nutritivas!
A banana é um superalimento rico em vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como as fibras. Essa fruta também é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato que aumenta a sensação de saciedade e reduz os níveis de colesterol e gordura.
Contudo, à medida que amadurece, o amido resistente da banana é convertido em açúcar simples. Portanto, para aproveitar todos os benefícios dessa substância, é preciso ingerir a banana ainda verde.
De acordo com a diversos nutricionistas no Brasil e no mundo, o amido resistente só é digerido pelo intestino grosso e é um importante aliado contra a prisão de ventre. “As bactérias da flora intestinal fazem o trabalho e o resultado é uma série de substâncias benéficas para o organismo. Além disso, a integridade da mucosa intestinal é estimulada, prevenindo a obstipação”.
Outros benefícios
O amido também ajuda no controle da diabetes, já que diminui as taxas de glicemia. Tem a ação similar à fibra alimentar: pode reduzir o apetite, contribui para a prevenção do câncer intestinal, dificulta a absorção de gorduras, o que pode reduzir as taxas de colesterol, e previne doenças cardiológicas.
A banana verde está incluída no grupo de alimentos funcionais do tipo prebióticos, já a banana não madura é um alimento funcional. Os alimentos funcionais são aqueles que não possuem somente a função de nutrir o organismo, mas também trazem benefícios à saúde”. Intestino bom é intestino limpo!
Como consumir?
Existem duas formas de consumir a fruta: na forma de farinha ou de biomassa caseira, que preserva todos os nutrientes. O amido resistente não é preservado no processo de amadurecimento da banana, por isso ela precisa estar verde. Sua farinha pode ser utilizada no preparo de diversos pratos com pães, tortas, bolos e barras de cereal, substituindo em parte a farinha de trigo.
Acrescente duas colheres por dia de farinha de banana verde em sucos, vitaminas e refeições. “Ela é rica em carboidratos, vitaminas A, B1, B2, C, D, E, potássio, fósforo, cálcio, magnésio, cobre, manganês e zinco, tudo isso em 30 calorias”
Super Saudável a Biomassa oferece os seguintes benefícios:
• REGULA O ÍNDICE GLICEMICO POR CONTER MENOS SACAROSE, MELHORA A IMUNIDADE E A DIGESTÃO POR CONTER AMIDO RESISTENTE.
• SENSAÇÃO DE SACIEDADE POR CONTA DO AMIDO RESISTENTE
• MELHORA SINTOMAS DA TPM POR CONTER VITAMINA B6 E TRIPTOFANO
EM QUANTIDADES NECESSÁRIAS
Outro grande benefício é que a biomassa de banana verde é que ela não tem gosto e pode ser adicionada a muitas coisas. Além disso, por não conter glúten, é uma boa opção para quem tem doença celíaca e precisa de substituições.
Como Fazer a Biomassa de Banana Verde
Ingredientes:
Cerca de meia panela de água (a quantidade suficiente para cobrir as bananas)
12 bananas verdes (preferir orgânicas). Tem que ser a banana imediatamente colhida, não adianta comprar banana verde no mercado, tem que conseguir com o produtor, ou no máximo com distribuidoras.
Biomassa de banana verde, funciona mesmo?
Material utilizado: panela de pressão, liquidificador, garfo, fôrma para gelo e pote de vidro.
Preparo: lave as bananas verdes sem tirar o cabo da fruta. Encha a panela de pressão com metade de água e leve ao fogo para esquentar. Quando a água estiver borbulhando, coloque as bananas e tampe a panela. Espere chiar por 10 minutos e deixe a pressão passar naturalmente.
Depois disso, escorra a água da panela e tenha muito cuidado ao abrir as bananas, para não se queimar. Se preferir, utilize um garfo. Coloque a polpa da fruta — sem as cascas — para bater no liquidificador (pode ser necessário um pouco de água quente). Coloque a mistura em fôrmas de gelo e a outra metade em um pote de vidro, por até 7 dias.