Óleos essenciais

Óleos essenciais

aromaterapia 5

São compostos aromáticos voláteis extraídos de plantas aromáticas por processos de destilação à vapor, pressão da casca no caso dos cítricos ou extração com o uso de solventes. Os óleos essenciais são mais concentrados.

Eles são utilizados na indústria farmacêutica na composição de estimulantes, anti-inflamatórios, calmantes, analgésicos, expectorantes, antioxidantes, diuréticos e cicatrizantes. Pela indústria de cosméticos na composição de perfumes, essências, óleos para pele e cabelos. Na indústria alimentícia encontramos os óleos essenciais em produção de comidas e bebidas. Na aromaterapia os óleos essenciais são utilizados em difusores de ambiente, massagens aromáticas, inalação direta, escalda-pés e compressas aromáticas.

Devido ao fato de possuírem uma alta concentração, sua aplicação exige cuidados e conhecimento. Apesar de serem produtos naturais, os óleos essenciais podem ser agressivos para a pele, jamais aplique um óleo essencial considerado dermoagressivo puro sobre a pele ou em regiões de mucosas ou no contorno dos olhos, use-os diluídos em óleos vegetais. Os óleos essenciais quando aplicados na pele, podem atravessar as camadas da epiderme e entrar na corrente sanguínea, com isso tornam-se quase um medicamento de efeito rápido. Os óleos não são solúveis em água, portanto escolha entre alguns óleos como o de castanha do Brasil, o de semente de uva, o de damasco ou o de rosa mosqueta para dissolvê-los.