Ayurveda é a medicina desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Baseia-se no sistema dos cinco elementos que formam toda a manifestação material do universo: ÉTER, AR, FOGO, ÁGUA E TERRA.Segundo a ciência védica, somos o microcosmo do macrocosmo, formado através dos elementos da natureza que constituem em um único ser os corpos: físico, mental, emocional e energético.
O Ayurveda afirma que existem 3 humores biológicos ou biótipos, chamados de Doshas, que correspondem ao percentual de determinado elemento natural em nosso organismo, que são: Vata, Pitta e Kapha.
Pode haver um predomínio de dois destes humores (bidosha) ou de três deles (tridosha) na constituição individual.
Na visão Ayurvédica, um excesso ou deficiência destas características descritas indica um desequilíbrio no Dosha (humor biológico) correspondente, o que gera alterações patológicas nos corpos (vrikriti). Nesses casos, orienta-se várias formas para equilibrar o dosha, tentando aproximar ao máximo de sua essência primordial (prakriti). A filosofia da saúde perfeita buscada pela Ayurveda acredita e propõe que, aquele que vive em harmonia, alcança a felicidade e paz, nos simples atos cotidianos.
Prakriti
É a constituição física e psicológica individual, também denominada “natureza” e determinada no ato da concepção. Cada constituição pessoal foi determinada pelo estado em que os pais se encontravam física, mental e espiritualmente no momento da concepção do bebê. O Prakriti é influenciado pela genética dos pais, tanto quanto pelos hábitos e dieta da mãe durante a gestação. O conjunto de tendências metabólicas, que determina como o corpo e a mente reagirão instintivamente, quando são confrontados por estímulos é o Prakriti. Definindo qual é a constituição de nascimento, pode-se conhecer melhor cada indivíduo. Aprende-se que não é necessário sentir que está errando, por ter preferências alimentares ou quando sente medo ou raiva. Quando é compreendido que estas características são determinadas pela constituição através da combinação dos cinco elementos, mudanças importantes no estilo de vida poderão auxiliar o organismo a minimizar estas influências. Definir o Prakriti auxilia imensamente tanto à prevenção quanto ao tratamento de doenças. Esta condição natural, o Prakriti, mantém-se estável ao longo da vida, como a cor dos olhos, por exemplo.
Vikriti
É a condição atual, em que os desequilíbrios estão se manifestando, quando um ou mais elementos sofrem influências nocivas. Em Sânscrito, Vikriti quer dizer “alteração do corpo, mente e consciência”. A exposição excessiva, através de maus hábitos de vida, pode agravar um ou mais elementos, representados nos Doshas (Humor individual ou DNA energético), o que pode gerar doenças. O Vikriti pode sofrer flutuações anuais, mensais, diárias ou até mesmo a cada instante. Estas flutuações são partes constantes e saudáveis da vida. Não são as mudanças, mas a nossa resistência ou inabilidade para nos ajustarmos a elas, que podem desequilibrar um ou mais Doshas. Vikriti – Os desequilíbrios podem se manifestar como doenças externas nos aspectos físicos, psíquicos e sociais da nossa vida.
Os Doshas

Conhecer o seu dosha e gunas lhe proporciona uma compreensão de sua natureza básica física e psicológica, e ajuda você a ter uma dieta e estilo de vida específicas para a manutenção de uma ótima saúde e paz de espírito. Cada pessoa tem um dosha original com necessidades nutricionais. Estabelecer o seu dosha permite determinar dietas adequadas, tratamentos e Terapias Ayurvédicas para recuperar e ou manter o equilíbrio, a harmonia e a saúde.
Boa eliminação, ingestão consciente de alimentos, ótima digestão e absorção de nutrientes, yoga, respiração e meditação garantem uma vida mais saudável !
GratidOM !
Mirele Guedes