Ayurveda

ayurveda

Ayurveda é a medicina desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Baseia-se no sistema dos cinco elementos que formam toda a manifestação material do universo: ÉTER, AR, FOGO, ÁGUA E TERRA.Segundo a ciência védica, somos o microcosmo do macrocosmo, formado através dos elementos da natureza que constituem em um único ser os corpos: físico, mental, emocional e energético.

O Ayurveda afirma que existem 3 humores biológicos ou biótipos, chamados de Doshas, que correspondem ao percentual de determinado elemento natural em nosso organismo, que são: Vata, Pitta e Kapha.
Pode haver um predomínio de dois destes humores (bidosha) ou de três deles (tridosha) na constituição individual.

Na visão Ayurvédica, um excesso ou deficiência destas características descritas indica um desequilíbrio no Dosha (humor biológico) correspondente, o que gera alterações patológicas nos corpos (vrikriti). Nesses casos, orienta-se várias formas para equilibrar o dosha, tentando aproximar ao máximo de sua essência primordial (prakriti). A filosofia da saúde perfeita buscada pela Ayurveda acredita e propõe que, aquele que vive em harmonia, alcança a felicidade e paz, nos simples atos cotidianos.

Prakriti

É a constituição física e psicológica individual, também denominada “natureza” e determinada no ato da concepção. Cada constituição pessoal foi determinada pelo estado em que os pais se encontravam física, mental e espiritualmente no momento da concepção do bebê. O Prakriti é influenciado pela genética dos pais, tanto quanto pelos hábitos e dieta da mãe durante a gestação. O conjunto de tendências metabólicas, que determina como o corpo e a mente reagirão instintivamente, quando são confrontados por estímulos é o Prakriti. Definindo qual é a constituição de nascimento, pode-se conhecer melhor cada indivíduo. Aprende-se que não é necessário sentir que está errando, por ter preferências alimentares ou quando sente medo ou raiva. Quando é compreendido que estas características são determinadas pela constituição através da combinação dos cinco elementos, mudanças importantes no estilo de vida poderão auxiliar o organismo a minimizar estas influências. Definir o Prakriti auxilia imensamente tanto à prevenção quanto ao tratamento de doenças. Esta condição natural, o Prakriti, mantém-se estável ao longo da vida, como a cor dos olhos, por exemplo.

Vikriti

É a condição atual, em que os desequilíbrios estão se manifestando, quando um ou mais elementos sofrem influências nocivas. Em Sânscrito, Vikriti quer dizer “alteração do corpo, mente e consciência”. A exposição excessiva, através de maus hábitos de vida, pode agravar um ou mais elementos, representados nos Doshas (Humor individual ou DNA energético), o que pode gerar doenças. O Vikriti pode sofrer flutuações anuais, mensais, diárias ou até mesmo a cada instante. Estas flutuações são partes constantes e saudáveis da vida. Não são as mudanças, mas a nossa resistência ou inabilidade para nos ajustarmos a elas, que podem desequilibrar um ou mais Doshas. Vikriti – Os desequilíbrios podem se manifestar como doenças externas nos aspectos físicos, psíquicos e sociais da nossa vida.

Os Doshas 

Na visão da Ayurveda, todo o Cosmos é uma interação da energia dos cinco elementos – Éter, Ar, Fogo, Água e Terra, que atuam sobre três princípios básicos energéticos, os quais estão presentes em toda a natureza. Estes são denominados Doshas ou DNA energético. Dosha significa literalmente em Sânscrito, “impureza, erro ou aquilo que desequilibra”. Entretanto, dentro do contexto em Ayurveda, a definição para Dosha utilizada nos textos de Charaka e Sushruta, segue um outro significado. Assim, Dosha significa Organização. Quando os Doshas estão equilibrados, eles mantém uma psico-fisiologia harmoniosa. Porém, no momento em que eles entram em desequilíbrio, poderão intoxicar, poluir ou “viciar” os Dhatus (tecidos). Neste momento eles se transformam em Doshas (aqui se aplica o significado de Impureza). Dosha é o que desequilibra, então afeta os tecidos, gerando doenças. Porém, de forma saudável, Dosha significa os três princípios que governam as respostas psico-fisiológicas e as mudanças patológicas. Os cinco elementos básicos manifestam-se no corpo humano como três princípios ou humores, conhecidos como Tridosha. O microcosmo possui três energias principais: Vata, Pitta e Kapha. Elas são formas ativas e são representadas nos seres vivos como os cinco grandes elementos: Vata surge do ar e do som (éter); Pitta surge do fogo e da água e Kapha surge da água e da terra. Os três Doshas são como forças sutis, criadas pela natureza para permitir a existência da vida corpórea. Não pertencem à realidade do plano físico; por isso, não é nada surpreendente que seja fácil e rápido perturbá-los.Assim como as necessidades físicas do corpo (urina, fezes e suor), também Vata, Pitta e Kapha só podem manter o corpo saudável quando fluem continuamente fora dele, mantendo seu equilíbrio recíproco. A urina é um importante veículo para livrar o corpo do excesso de Kapha; o suor arrasta o excesso de Pitta e as fezes, do excesso de Vata. A adequada eliminação dessas substâncias, ajuda a manter os níveis saudáveis dos Doshas dentro do corpo. Só quando Vata, Pitta e Kapha se desequilibram, surge a enfermidade. É necessária a energia para criar movimento, para que os fluídos e nutrientes possam estar nas células, permitindo o funcionamento do corpo. Energia é também necessária, para metabolizar os nutrientes nas células e ser utilizada para lubrificar e manter a estrutura celular.
doshas

Conhecer o seu dosha e gunas lhe proporciona uma compreensão de sua natureza básica física e psicológica, e ajuda você a ter uma dieta e estilo de vida específicas para a manutenção de uma ótima saúde e paz de espírito. Cada pessoa tem um dosha original com necessidades nutricionais. Estabelecer o seu dosha permite determinar dietas adequadas, tratamentos e Terapias Ayurvédicas para recuperar e ou manter o equilíbrio, a harmonia e a saúde.

Boa eliminação, ingestão consciente de alimentos, ótima digestão e absorção de nutrientes, yoga,  respiração e meditação garantem uma vida mais saudável !

 

GratidOM !

Mirele Guedes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s