Chakras

O conhecimento a cerca dos chakras vem da Índia de um período datado de mais de 10.000 anos atrás. Naquela época era utilizado este conhecimento com a intenção de tratar doenças e através de exercícios de yoga, alcançar a evolução espiritual. Chakras são centros de energia eletromagnética presentes em nosso corpo. A palavra chakra vêm do sânscrito, antiga língua da Índia, e significa roda. Os chakras são formados a partir do contínuo fluxo de energia elétrica que flui pelos plexos nervosos e que estimula as fibras de colágeno (fáscia) nestas áreas a gerar campos eletromagnéticos. As fibras de colágeno são compostas por cristais líquidos de proteínas com propriedades piezelétricas que respondem à eletricidade gerando eletromagnetismo. São de extrema importância para nossa saúde, pois estes campos eletromagnéticos influenciam positivamente no funcionamento de órgãos, glândulas e tecidos em sua proximidade, mantendo a nossa saúde. Quando saudáveis, estes campos pulsam frequências harmônicas. Quando em desequilíbrio, tendem a ocasionar mau funcionamento dos órgãos em sua proximidade e ocasionam doenças.

Os chakras podem ser harmonizados e desbloqueados pelo uso de terapias energéticas como o reiki, acupuntura, radiestesia, cristais, massagem, musicaterapia, cromaterapia e aromaterapia. Você pode utilizar a combinação perfeita de óleos essenciais que são especialmente selecionados para estimular estas áreas do corpo a pulsarem sua energia de forma natural. Você pode empregar os óleos de alguma das seguintes formas:

1. Pingue três gotas do óleo do chakra que você pretende equilibrar na palma de sua mão. Esfregue uma contra a outra. Depois coloque sua mão no corpo da pessoa na área onde se localiza o chakra a ser harmonizado. Energize com alguma técnica de imposição de mãos como reiki por cerca de 5 minutos. Esta técnica é para utilizar se você for precisar harmonizar somente um chakra.

2. Pingue sobre a região do chakra no corpo da pessoa uma ou duas gotas do óleo e com a ponta dos dedos massageie fazendo movimentos em sentido horário por cerca de 30 a 60 segundos. Limpe a ponta dos seus dedos com álcool ou um pano antes de passar para o chakra seguinte para não misturar os óleos e energias. Esta técnica pode ser empregada para harmonizar um ou todos os chakras em sequência. O tempo total se for fazer nos sete centros de energia será de no máximo 10 minutos.

3. Pingue algumas gotas sobre o local durante a massagem e massageie com a palma das mãos a região por algum tempo. Esta técnica também pode ser empregada para harmonizar um ou mais chakras desde que limpa a mão com um pano ou álcool antes de continuar a sequência para não misturar a energia e aroma de cada óleo. O tempo total pode variar de 10 a 35 minutos.

Chakras Você poderá utilizar estas sinergias de óleos essenciais também para o auto-tratamento, fazendo em seu corpo como descrito anteriormente o uso dos óleos dos chakras. No caso de tratamento de outras pessoas, esta prática poderá ser feita ao fim da terapia (massoterapia, reiki, acupuntura, etc). Podem ser utilizados os óleos na frente do corpo na área de localização dos chakras, ou atrás na mesma altura em que cada chakra se encontra. Não use nas áreas óleos de chakras diferentes. Isso poderá não trazer os efeitos esperados, contudo necessariamente não causará nenhum dano ao seu campo energético. Associe com outros aromas através de difusor no ambiente e música relaxante. Cada chakra possuiu um mantra específico que poderá ser entoado para melhor  harmonização. Sob um bom estado de relaxamento os efeitos poderão ser melhores. Não há limite de tempo de uso, podendo ser empregado ao final de tratamentos energéticos sempre que presente algum desequilíbrio. A auto-harmonização dos chakras poderá ser feita diariamente ao longo de um mês uma vez ao dia para um bom resultado, ou de vez em quando se necessário. Não misture todos os óleos ou vários para aumentar efeitos. Isso não acontece e poderá anular a eficácia deles. Se ocorrer alguma reação alérgica lave a área com água ou passe um pano com água retirando o óleo. Estes óleos estão diluídos em óleo de girassol extra-virgem e babaçu com o objetivo de reduzir reações alérgicas. Não empregue em áreas sensíveis como as axilas e área genital, pois poderá ocasionar forte ardência. Se for fazer uso em crianças com menos de 3 anos, para cada gota dos óleos dos chakras, ponha mais uma de óleo de girassol ou algum outro óleo carreador para evitar riscos de ardência pois a pele de crianças pequenas é muito sensível.

Os. 7.Chakras

CHAKRAS E SIMBOLOS

MULADHARA IMAGE     Chakra raiz (Muladhara)  – Mantra  LAM

O chakra raíz localiza-se no períneo, o ponto localizado entre o anus e os órgãos sexuais. Para energização pode ser utilizado o óleo na região do cóccix nas costas. Cor: vermelho. Está relacionado com as necessidades básicas de sobrevivência. Este chakra dá energia ao corpo físico, controlando o medo. O desafio do chakra raiz é nos sentirmos seguros e conectados com a realidade física. O sentimento natural deste primeiro chakra é sólido, estável, imóvel, passivo, consciente. Interfere na nossa energia vital, disposição para a vida e trabalho e a vontade de viver. Seu desequilíbrio ocasiona problemas de impotência e frigidez, anemia, medo, timidez, desânimo e preguiça.

Óleos essenciais: Canela cascas e vetiver

38329412 - vector watercolor illustration of swadhisthana chakra.      Chakra sexual (svadhisthana) – Mantra  VAM 

O chakra sexual localiza-se cerca de dois dedos abaixo do umbigo. Cor: laranja. O desafio do segundo chakra é expandir, criar, conectar e criar laços com outros seres humanos. Quando a energia do chakra sexual está fluindo livremente, nós nos aceitamos incondicionalmente, sabemos que somos dignos de amor, nos sentimos seguros para tocar e nos unirmos com outro, e espontaneamente nos encantamos com nosso feitos criativos. Seu desequilíbrio ocasiona problemas ligados à sexualidade, prisão de ventre ou diarréia, problemas uterinos, da bexiga e renais.

Óleos essenciais: Tangerina e ylang ylang

MANIPURA IMAGEChakra solar (manipura) – Mantra RAM 

O chakra solar localiza-se na altura do estômago. Cor: amarelo. Quando a energia do chakra solar está fluíndo naturalmente sem bloqueios, sentimos o pulso de nossa própria energia e alavancamos a fonte de nosso poder pessoal. Assim, podemos encarar a vida com identidade e determinação, auto-suficiência e bem-estar. Temos o poder do desejo de ação, a integridade para saber o rumo correto da ação e a energia para fazer o que precisamos. Seu desequilíbrio ocasiona problemas em toda a área digestiva, rins e supra-renais. Está relacionado com o medo, baixa auto-estima, agressividade e timidez.

Óleos essenciais: Gengibre e anis estrelado

ANAHATA IMAGE Chakra cardíaco (anahata) – Mantra YAM

O chakra cardíaco localiza-se no centro do peito, na área que envolve o coração e a glândula timo. Cor: verde (e também o rosa magenta O desafio do quarto chakra é nos abrirmos à vibração desapegada e sem julgamentos do amor universal. Quando estamos sintonizados com o ritmo natural de nosso coração e experienciamos o luzir acalentador que ele gera, nós sabemos que estamos conectados com Deus e tudo na nossa vida flui livremente sem bloqueios (o trabalho, relações, saúde, etc). Nos apaixonamos com a vida e isso é suficiente para nos tornarmos felizes e em paz conosco, com os outros e com o mundo. Seu desequilíbrio ocasiona problemas cardíacos, pulmonares e imunológicos. Está relacionado com a tristeza, depressão, raiva, ódio e desânimo pela vida.

Óleos essenciais: Gerânio, rosa, e pau rosa

VISHUDDHA  Chakra laríngeo (vishuda) – Mantra HAM

O chakra laríngeo localiza-se na região da garganta. Cor: azul. O desafio do quinto chakra é liberar o nosso medo de nos comunicarmos com os outros e o mundo. Quando conseguimos nos libertar de nossos medos, sentimentos de impossibilidades e orgulho, nos tornamos capazes de falar confiantes e com coragem a nossa verdade. Quando alcançamos a nossa pureza na garganta, nós tocamos a força e escutamos o som do silêncio. Nós podemos ouvir, e somos ouvidos. Nós sabemos quando falar e quando se calar. O que dizemos possui um impacto incontestável. Seu desequilíbrio ocasiona problemas respiratórios, auditivos e da fala.

Óleos essenciais: Alecrim e hortelã pimenta

  AJNA IMAGE   Chakra terceiro olho (Ajna) – Mantra OM

O chakra terceiro olho localiza-se entre as sombrancelhas. Cor: índigo. O desafio do sexto chakra é focar a mente em um ponto onde a clareza e a paz ocorrem automaticamente. O sentimento natural que ocorre dentro de nossas mentes é a verdade. Nos tornamos capazes de trazer à nossas mentes o ponto da unidade e nos movemos para além da mente racional conflituosa. Nós experienciamos o conhecimento interno e a intuição, os poderes psíquicos e a clarividência. Seu desequilíbrio ocasiona problemas de concentração, percepção e raciocínio.

Óleos essenciais: Olíbano e mirra

SAHASRARA IMAGE  Chakra coronário (sahasrara) – SILÊNCIO

O chakra coronário localiza-se no topo da cabeça. Cor: violeta. O desafio do sétimo chakra é sintonizar e se renderá consciência divina. O sentimento natural ou experiência que ocorre é unicidade, benção, pureza, e vazio além do espaço-tempo. Encontramos o significado transcendental da vida. Deus e eu somos UM. Seu desequilíbrio ocasiona problemas de depressão, problemas de dicção e memória, síndrome do pânico, falta de conexão com a vida e distúrbio bipolar.

Óleos essenciais: Lavanda, lírio do brejo e breu branco