Terapias Ayurvédicas

Terapias Ayurvédicas ou Purva Karmas

No sentido geral a terapia Ayurvédica proporciona: Rejuvenescimento (melhora na pele), realinhamento das estruturas óssea e muscular, aumento da auto-consciência, fortalecimento do sistema imunológico, aceleração da circulação linfática e conseqüente desintoxicação do organismo; eliminação de bloqueios, prevenção de doenças, aumento de flexibilidade, reequilíbrio dos chakras, atuação nos sete corpos sutis, maior mobilidade das articulações e possibilita uma vida mais harmoniosa e feliz.

CHIKITSA é tratamento no Ayurveda

SHAMANA (Purva Karma) consiste em técnicas terapêuticas aplicadas sobre o paciente para reduzir os sintomas da doença/desarmonia do biotipo (doshas). Essas técnicas envolvem todas as aplicações necessárias para diluir, conduzir, lubrificar, aquecer, esfriar, secar, nutrir, em fim, tentar equilibrar o máximo possível os doshas que se encontra em desequilíbrio no paciente.
Shamana é uma forma de fazer o paciente retornar a sua natureza; em outras palavras, fazer o paciente retornar ao seu ponto de saúde/equilibrio. É aconselhável, sempre que possível, aplicar Shamana até equilibrar o paciente evitando o Shodana. Aplica-se Shodana em último caso, quando o paciente encontra-se em profundo desequilíbrio crônico. Shodana é o Pancha karma propriamente dito, que significa terapia das cinco ações. São técnicas terapêuticas voltadas ao reequilíbrio de desarmonias no organismo. Para aplicar o Shodana é necessário que seja realizado ao mesmo tempo ou anteriormente à preparação – Shamana.

As terapias são ferramentas para tratamentos, sendo também muito úteis na prevenção e manutenção da saúde.

Conheça os procedimentos que fazem parte do Shamana

MASSAGEM AYURVÉDICA ABHYANGA

                      (Conhecido também como Snehana Externo e ou saturação por amor)

É uma massagem corporal (todo o corpo incluíndo cabeça , face, pés etc) realizada com óleos de ervas específicos para cada dosha que auxilia na revitalização dos tecidos do corpo (dhatus) facilitando que as toxinas sejam removidas do corpo. É realizado sobre a maca de massagem.
abhyanga tem efeito muito mais profundo do que as massagens em geral, pois consegue equilibrar corpo-mente-energia. Esta massagem pode ser aplicada por um terapeuta ou dois, sincronizadamente.
Sendo um dos tratamentos de rejuvenescimento do ayurveda, o abhyanga aumenta a força dos tecidos, melhora a circulação do sangue, rejuvenesce os tecidos, remove celulite, embeleza a pele, atrasa a velhice, induz ao sono sadio, promove vitalidade, pacifica desarmonias de vata, reduz toxinas e remove o stress.

MASSAGEM AYURVÉDICA UDWARTANA

Este é um procedimento aplicado em todo o corpo (menos rosto), propício para a perda de peso. Diferente do abhyanga onde é aplicado óleo, nessa massagem aplicasse pós de ervas bem finos e é considerada uma massagem a seco.
Uma pasta ou um pó de ervas a seco é aplicado sobre todo o corpo e massageado profundamente com movimentos específicos por um ou dois terapeutas.
É um maravilhoso tonificante da pele e dos músculos torna-se um aliado na redução de medidas pós-parto ou grande perda de peso. E, ainda, é eficaz na remoção de toxinas de kapha do corpo, revitalizando o sentido de toque e reduzindo celulites, ou seja, um poderoso oxigenador do corpo (organismo).
Este mesmo procedimento pode-se ser aplicado de forma mais profunda, com sal grosso e canfora, ou aplicado em conjunto com luvas de seda para dar um toque mais profundo.
Duração: 1h00

 – GARSHANA

MASSAGEM AYURVÉDICA NO CHÃO (Kalari)

A massagem Kalari é realizada com os pés e com as mãos. Ela nasce na Índia para o lutador de Kalari Payatu a antiga arte marcial indiana. O tratamento realizado com os pés permite ao massageador praticar sobre quem recebe, determinados movimentos e posições de alongamento, enquanto realiza a massagem com os pés. Trabalha sobre os Nadis, os canais energéticos do corpo estimulando seu fluxo, tonificando a musculatura e dissolvendo as contraturas.
Esta é uma massagem mais apropriada aos Kaphas e Pittas e a pessoas que tenham uma boa estrutura muscular e que pratique esportes regularmente.
Duração: 1h30min

  • MASSAGEM AYURVEDA PARA CRIANÇAS (Shantala)

As técnicas se aproximam muito das utilizadas no abhyanga, de forma direcionada a crianças de até 08 anos de idade. É uma massagem com um toque diferenciado com óleos especiais. Este atendimento somente é realizado em forma de pacote, sendo assim, no mínimo 05 seções, onde serão ensinadas as técnicas apropriadas para o pai e mãe da criança.
Duração: 40 min.

  • MASSAGEM NA CABEÇA (CHAMPI) ou SHIRO ABHYANGA

A massagem na cabeça conhecida como Champi nos dias atuais ou como é conhecido no ayurveda – Shiro Abhyanga. Esta massagem visa o trabalho especifico da cabeça, e ombros e uma pequena parte das costas. É ótimo para aliviar tensões na região da cabeça e pescoço como para tratamentos de dor de cabeça, dos olhos e excesso do muco na região. Esta massagem pode ser aplicado com óleos apropriados ou então com cremes ou a seco.
A massagem na cabeça é boa para aumentar a oxigenação e fornecimento de nutrientes do cérebro, Através da massagem mantém-se um equilíbrio electroquímico biológico, com expressão na melhoria da saúde e longevidade. Relaxa o sistema nervoso e elimina a fadiga provocada pelas tensões e stress. Melhora a circulação e manutenção do fluido cerebrospinal. Aumenta a secreção das hormonas de crescimento e estimula o desenvolvimento das células do cérebro. Aumenta a circulação do prana, dentro do cérebro, pressionando e estimulando os músculos. As toxinas acumuladas são mais facilmente libertas do organismo, e em troca as células são alimentadas com nutrientes e prana. O sistema imunitário é estimulado, aumentando a estamina, vitalidade e virilidade. Retarda a queda do cabelo, calviçe e branqueamento do cabelo através de uma estimulação da circulação dos folículos capilares. A massagem em geral, e a massagem á cabeça em particular, são um mecanismo eficaz para induzir o sono. Estimula a produção de Triptofano, um aminoácido que dá origem á Melatonina e Seratonina, associadas ás sensações de prazer e bem estar.
Extra: Esta massagem poderá ser aplicada em conjunto com um delicioso escalda-pé com água morna com ervas e aromas ou então se o dia estiver mais quente, poderá ser aplicado com água na temperatura natural com águas de rosas. Caso o paciente/cliente queira poderá ser aplicado após a massagem na cabeça uma maravilhosa marcara facial. (este procedimento extra, não está incluso no atendimento normal da massagem, deverá ser pedido quando for marcar o atendimento e é cobrado um valor a parte)
Duração: 30min.

  • SHIRODHARA
Neste procedimento um óleo vegetal especial confeccionado com ervas específicas para o bio-tipo do paciente/cliente é derramado na testa e na cabeça, continuamente, durante um período mínimo de 30 min à no máximo 60 minutos.
Para ter um melhor resultado é aconselhado a se realizar no mínimo 07 seções, com intervalos de no máximo uma semana. O óleo é fabricado no próprio instituto de acordo com cada paciente. Este procedimento induz freqüentemente a um estado mental de relaxamento profundo da mente e do corpo, revitalizando o sistema nervoso central.
Este procedimento é altamente eficaz para evitar doenças como paralisias, parkinson, demência e outros problemas neurológicos. É útil em distúrbios do sono, falta de concentração, stress, dores de cabeça crônicas, ajuda o cérebro e melhora a memória. O procedimento do Shirodhara obtém melhor resultado quando realizado após o abhyanga.
Este procedimento poderá também ser aplicado com outros produtos como o leite, chá de ervas, buttermilk etc, para material a ser utilizado o procedimento muda-se de nome, como por exemplo Takradhara.
Duração: mínimo 30 min, máximo 60 min.
Somente realizado em forma de tratamento/pacote com no mínimo 07 seções. (Pacote)

OBS: Procedimentos somente realizado com prescrição de um dos nossos profissionais, não realizamos este procedimento avulso.
  • BHASPA SWEDA  (Caixa de Vapor)
Dentro de uma caixa de vapor, este processo é utilizado para induzir suor. A base de ervas especificas para cada dosha, este banho de ervas abre os poros e harmoniza o sistema por através da pele.
Seu efeito é realçado quando realizado após o Abhyanga. O bhaspa sweda úmida é uma das mais antigas práticas de terapia de  aquecimento do oriente. Acredita-se no profundo efeito terapêutico do aquecimento para purificar o corpo.
Duração: de 05 à 20 min.
Somente realizado em forma de tratamento/pacote com no mínimo 07 seções. (Pacote)

OBS: Procedimentos somente realizado com prescrição de um dos nossos profissionais, não realizamos este procedimento avulso.
  • LEPA

Lepa quer dizer emplasto. Emplastro ou emplasto é uma forma de medicação transdérmica caracterizada pela colocação sobre a pele de alguma substância sólida quente com o intuito de esquentar e/ou amolecer os tecidos, acelerando o processo de cura. Também é conhecido por compressa ou cataplasma.
O emplasto no ayurveda pode ser aplicado em problemas mais sérios como feridas, contusões, cicatrizações ou então na forma de estética ayurvédica, como marcáras faciais ou então em todo o corpo.
A aplicação de qualquer lepa poderá ser aplicado após ou durante qualquer procedimento.

  • PINDA SWEDA (Shastika Sali Pinda Sweda ou Navarakizhi)
Técnica de rejuvenescimento altamente eficaz que usa um tipo especial de arroz cozido, amarrado em forma de “trouxinhas”, que são imersas em uma decocção herbária com leite ou óleo morno. Estas “trouxinhas” são utilizadas para massagear todo o corpo.
Após ser realizado uma massagem abhyanga é realizado o pinda sweda em todo o corpo menos rosto e cabeça.
É útil em paralisias, debilidades, artrite óssea, artrite reumatóide. É anti envelhecimento, rejuvenescedor e melhora dos tecidos. Este é um procedimento que tem melhor função quando aplicado no mínimo sete seções.
Atendimento sempre realizado a 04 mãos (dois terapeutas).
Duração: 2h00min
Somente realizado em forma de tratamento/pacote com no mínimo 07 seções. (Pacote)

OBS: Procedimentos somente realizado com prescrição de um dos nossos profissionais, não realizamos este procedimento avulso.
  • PATRA POTTALI SWEDA
É um procedimento altamente rejuvenescedor, em que a planta fresca é refogada com diversos ingredientes herbários e depois são amarrados em um pano em forma de “trouxinha”, em seguida mergulhado no óleo medicado morno. Esta técnica é usada em partes específicas do corpo ou corpo inteiro.
Pode ser administrado depois do Abhyanga ou sozinho, sendo eficaz para dores crônicas, perda da função de uma peça ou membro inteiro, rigidez, torceduras, problemas de pele e dor muscular etc. É também anti-envelhecimento e rejuvenescedor.
Duração: 1h40min
Somente realizado em forma de tratamento/pacote com no mínimo 07 seções. (Pacote)

OBS: Procedimentos somente realizado com prescrição de um dos nossos profissionais, não realizamos este procedimento avulso.
  • PIZICHILLI (Pizichil ou Sarvangadhara)
Neste procedimento, óleo medicado ou leite medicado é derramado no corpo nas mesmas direções do Nadis (correntes de energia) enquanto o corpo é massageado por 02 terapeutas.
Age como limpador de radicais livres, profundamente rejuvenescedor.
É indicado em síndrome crônica de fadiga, após exposição a uma infecção viral ou bactericida. Aumenta Ojas no organismo e a imunidade do corpo, alivia sensação de ardência do corpo, assegura melhor circulação, ajuda a recuperar paralisias é anti envelhecimento e rejuvenescedor.
Atendimento sempre realizado a 04 mãos (dois terapeutas).
Duração: 1hs40
Somente realizado em forma de tratamento/pacote com no mínimo 07 seções. (Pacote)

OBS: Procedimentos somente realizado com prescrição de um dos nossos profissionais, não realizamos este procedimento avulso.
  • NETRA BASTI  – TARPANA
Consiste num tratamento para os olhos, com a colocação de ghi puro ou ervas aquecidas, em um envoltório feito de cereais para ser colocado ao redor dos olhos. O ghi medicado é aquecido e colocado na cavidade que se forma em volta dos olhos, e permanece no local durante um período estabelecido.
É muito útil para problemas de visão em geral, na dor dos olhos, dificuldade de enxergar, queimaduras e sistema nervoso.
O procedimento é aplicado durante 20 minutos e pode ser feito de 05 a 07 dias consecutivos, ou poderá ser aplicado em dias alternados. Este procedimento recebe um melhor resultado quando aplicado no mínimo sete seções.
Duração: 20 à 30 min.
Somente realizado em forma de tratamento/pacote com no mínimo 07 seções. (Pacote)

OBS: Procedimentos somente realizado com prescrição de um dos nossos profissionais, não realizamos este procedimento avulso.
  • SHIRO BASTI  
Este é um tratamento de óleo medicado para ser aplicado na cabeça. A coroa da cabeça é envolvida em um tipo especial de recipiente fixado em torno da testa e no restante da cabeça, de modo que, um cilindro pequeno seja criado no alto da cabeça.
O óleo morno medicado é então derramado no recipiente formado, e mantido por algum tempo para penetrar pela parte superior da cabeça. O óleo então é retido no recipiente que se forma por um período específico.
Este tratamento melhora o fluxo do prana e o funcionamento dos sentidos.
O procedimento dura de 30 a 60 minutos dependendo de cada pessoa e pode ser realizado em 05 ou 07 dias consecutivos ou em períodos mais longos de espaçamento.
Duração: 30 à 60 min.
Somente realizado em forma de tratamento/pacote com no mínimo 07 seções. (Pacote)

OBS: Procedimentos somente realizado com prescrição de um dos nossos profissionais, não realizamos este procedimento avulso.
  • KATI BASTI
Consiste num tratamento para dores lombares e região sempre aplicado na região traseira baixa, com a colocação de óleos medicado mornos com ervas, em um envoltório feito de cereais para ser colocado ao redor da base da coluna.
O ghi medicado e aquecido é colocado na cavidade que se forma e permanece no local durante um período pré determinado por volta de 20 a 30 minutos.
Duração: 20 à 40 min.
Somente realizado em forma de tratamento/pacote com no mínimo 07 seções. (Pacote)

OBS: Procedimentos somente realizado com prescrição de um dos nossos profissionais, não realizamos este procedimento avulso.
  • HRIDI BASTI  
Consiste num tratamento para o coração e região cardíaca. Num envoltório feito de cereais é colocado ghi medicado com ervas aquecidas, permanecendo no local durante um período pré estabelecido.
Duração: 20 à 40 min.
Somente realizado em forma de tratamento/pacote com no mínimo 07 seções. (Pacote)

OBS: Procedimentos somente realizado com prescrição de um dos nossos profissionais, não realizamos este procedimento avulso.
  • JANU BASTI
Neste tratamento que é indicado para os joelhos, a região é banhada com óleos medicado mornos ou uma decocção herbal, por 20 a 30 minutos. Promove a força da junção do joelho melhorando a circulação.
Duração: 20 à 40 min.
Preços Especiais para pacotes acima de 05 seções.
Somente realizado em forma de tratamento/pacote com no mínimo 07 seções. (Pacote)

OBS: Procedimentos somente realizado com prescrição de um dos nossos profissionais, não realizamos este procedimento avulso.
  • CHAKRA BASTI
Está técnica consiste em aplicar o “basti” na região umbilical. Age no chakra de plexo solar e equilibra o fogo digestivo do organismo.
Duração: 20 à 40 min.
Somente realizado em forma de tratamento/pacote com no mínimo 07 seções. (Pacote)

OBS: Procedimentos somente realizado com prescrição de um dos nossos profissionais, não realizamos este procedimento avulso.
  • KARNA PURANA – KARNA BASTI
Consiste na limpeza do ouvido, lubrificação e estimulo através de óleos e fumaça ou utilizando um cone de cera, especialmente preparado para utilização nesta técnica.
Duração: 15 à 30 min.
Somente realizado em forma de tratamento/pacote com no mínimo 07 seções. (Pacote)
OBS: Procedimentos somente realizado com prescrição de um dos nossos profissionais, não realizamos este procedimento avulso.
  • NADI SWEDA  
Aplicação de vapor medicado direcionado às correntes de energia (nadis).
Duração: 30 à 40 min.
Somente realizado em forma de tratamento/pacote com no mínimo 07 seções. (Pacote)
OBS: Procedimentos somente realizado com prescrição de um dos nossos profissionais, não realizamos este procedimento avulso.
  • DHUMRAPAN 
Inalação de um fumo medicinal para problemas respiratórios em geral. Normalmente este procedimento é aplicado em conjunto com outras técnicas.
Duração: 30 à 40 min.
Somente realizado em forma de tratamento/pacote com no mínimo 07 seções. (Pacote)
OBS: Procedimentos somente realizado com prescrição de um dos nossos profissionais, não realizamos este procedimento avulso.
  • SHIROPICHU

Uma pasta medicada de óleo, ghee e ervas é aplicado sobre a cabeça permanecendo durante 45 minutos no local.
Muito eficaz para paralisia facial, insônia, melhora a memória, dermatite do couro cabeludo, paralisia neurológica.
É aplicado em conjunto com o Pinda Sweda e Patra Potali.

  • ESCALDA-PÉ AYURVÉDICO

escalda-pé ayurvédico é uma terapia que contribui muito para o reequilíbrio da temperatura do organismo em relação à temperatura externa (verão-Inverno). Para dias quentes, os pés ficam durante alguns minutos em água gelada com água de rosas e ervas especificas. Durante este período é realizado uma massagem na cabeça do individuo, propiciando um estado de relaxamento. Após alguns minutos é realizado uma esfoliação com sal mentolado e cânfora em toda a região dos pés e, posteriormente, creme hidratante finalizando com um desodorante especial mentolado.
Para dias frios, os pés ficam durante alguns minutos em água quente com água de laranjeira e ervas especificas. Durante este período é realizado uma massagem na cabeça do individuo, propiciando um estado de relaxamento. Após alguns minutos é realizada uma esfoliação com sal mentolado e cânfora em toda a região dos pés e, posteriormente, creme hidratante finalizando com um desodorante especial mentolado.
Duração: 25 min.

  • RATNA CHIKITSA

Este é um procedimento onde são aplicados gemas (pedras) semi e preciosas e metais sobre os 49 chakras. Técnica utilizada em conjunto com o Shirodhara ou com o procedimento conhecido como Prana Vidya Chikitsa (Reiki Ayurvédico). O procedimento de Ratna Chikitsa muitas vezes é complementado com a aplicação de Marma Terapia, que são os pontos vitais do nosso corpo.

  • MARMA TERAPIA

Este é um procedimento que é realizado em conjunto com o abhyanga ou o shirodhara ou complementando qualquer outro procedimento, onde se aplica gemas (pedras), metais, aromas ou massagem em pontos específicos do nosso corpo.

  • PRANA VIDYA CHIKITSA

Este é um procedimento muito conhecido em nosso país como “Reiki” no ayurveda utilizamos a impossição de mãos, através dos mudras do yoga e também utilizados no ayurveda, com a complementação dos mantras em sankrito e das pedras e metais é aplicado este procedimento que na maioria das vezes é aplicado em conjunto com outras técnicas.

Serão utilizados óleos terapêuticos confeccionados por mim mesma, com ervas , óleos vegetais e óleos essenciais puros na preparação dos óleos medicados, elaborados de acordo com a necessidade e com a constituição ayurvédica de quem for atendido, classificados como tipo: Vata, Pitta e Kapha.

Recomendamos o uso de biquíni e sunga bem como a necessidade de se ter um espaço de pelo menos 30 min entre a terapia e as refeições.

Abhyanga: Massagem ayurvédica se compõe de uma seqüência fixa de movimentos, onde se observa o mapeamento dos marmas corporais (pontos físicos que se acumulam toxinas), nestes pontos é realizada a acumpressão (pressão com a ponta dos dedos) para que se possa liberar toxinas e impurezas e assim, serem conduzidas aos órgãos de eliminação através dos movimentos de massoterapia.

Garshana: Esfoliação corpórea com uma mistura de sal grosso e cânfora, utiliza-se luvas de seda com movimentos de fricção do tórax para as extremidades, não se esfolia a cabeça. A direção dos movimentos também obedece a linha dos nadis corporais. Após todo o processo, recomenda-se um banho com ervas aromáticas.

Hrydibasti: Saúde para o coração. Prepara-se uma massa para ser modelada em forma de copo sobre o ponto central do peito, correspondente à glândula timo, chamado na Ayurveda de hryraneagarpen, sendo o fundo a própria pele. Dentro do copo, se insere um óleo com propriedades especiais para combater angustia e questões emocionais. O óleo é mantido quente pelo terapeuta.

Netra Basti: Prepara-se uma massa que é modelada na região dos olhos em forma de copo, que é preenchido com ghi medicado em triphala. O óleo é mantido morno pelo terapeuta. Os efeitos que se esperam alcançar é a nutrição dos olhos, regularização das funções hepáticas e diminuição do dosha pita.

Pinda Sweda: Procedimento de massagem corporal realizado com “trouxinhas” de ervas aquecidas em óleo medicinal. Tem grande efeito rejuvenecedor, melhora dos tecidos e grande auxiliar no tratamento de artrite e articulações em geral. Estas “trouxinhas” são utilizadas para massagear todo o corpo. Sua aplicação é indicada para casos de dores corporais, dificuldades articulares, artrite óssea, artrite reumatóide; é um potente tratamento para nutrição corporal com efeito de anti envelhecimento, rejuvenescedor e melhora dos tecidos.

Udwarthana: Terapia manual, segue os movimentos tradicionais da abhyanga com a diferença na pouca quantidade de óleo utilizado e na aplicação de um pó secante nas regiões manipuladas. Sua indicação está na remoção de excesso de líquidos subcutâneos e estimulo à redução de peso. Tem efeito esfoliante menos intenso e é muito eficaz na remoção de toxinas.

Nasya: Limpeza das vias aéreas, consiste em uma seqüência de massagem, aplicação de calor, aplicação de óleo e limpeza, realizadas necessariamente nesta ordem. São realizadas duas massagens, uma na face visando estimular os seios paranasais e outra na região cervico-toráxica com o objetivo de se desprender muco dos pulmões. Ambas, com aplicação de calor através de bolsas quentes ou swedana. Após as massagens e calor, o terapeuta irá inserir óleos especiais para equilibrar o dosha que está sendo cuidado. Ao final, se realiza uma limpeza completa dos mucos presentes nas vias aéreas.

Katibasti: Prepara-se uma massa que é modelada na região lombo-sacral em forma de copo, que é preenchido de óleos medicinais com propriedades anti-inflamatórias e nutritivas. O óleo é mantido morno pelo terapeuta. Seu efeito está na remoção de dores, restauração dos tecidos lesados por inflamações.

Alinhamento dos chakras: Técnica sutil onde o terapeuta utiliza pedras e pêndulo devidamente orientados sobre cada chakra corpóreo, o objetivo é realinhar os centros energéticos corporais. Banho de Ervas Aromáticas: Banho terapêutico o qual se utiliza de ervas com propriedades calmantes e energéticas.

Escalda Pés ou Pada Abhyanga: 15 minutos de escalda-pés seguidos de massagem nos pés, que possui vários pontos refletindo o corpo. Reestabelece o equilíbrio, a energia e relaxa profundamente. Muito indicada para quem trabalha de pé.

Geoterapia: Aplicação de argila hidratada em regiões corporais específicas. A hidratação é feita em chá medicado com ervas correspondentes ao tratamento realizado. O tratamento ocorre em sessões de 2 horas, a quantidade de sessões é de acordo com o indicado pelo profissional. A argila é eficaz no tratamento da dor e tem propriedades medicinais anti-inflamatórias.

Ventosa terapia: Técnica que utiliza da aplicação de um “vácuo” gerado dentro de um copo de acrílico sobre a pele. Este “vácuo” vai estimular a vaso-dilatação e aumentar a circulação sanguínea periférica, o que promove a remoção de dores e desconfortos corporais.

Lepana: Corresponde a um emplasto composto por ervas anti-inflamatórias, é aplicado externamente sobre as regiões que necessitam de cuidados, especialmente as articulações.

Shirodhara: Shirodhara é palavra sânscrita que traduzindo para o português entende-se como “fluxo continuo na cabeça”, onde “shiro” – significa cabeça e “dhara” – significa fluxo contínuo. Este fluxo constante produz ondas circulares que vão acalmar o cérebro, então determinados distúrbios onde a causa principal está no sistema neurológico podem encontrar ,através da shirodhara, um potente tratamento auxiliar a qualquer outro tratamento médico ortodoxo. A principal ênfase deste tratamento está na nutrição dos canais energéticos pelo prana, através da shirodhara.

Swedana ou Sauna ayurvédica tradicional: Acontece dentro de uma caixa onde o individuo permanece sentado com a cabeça de fora através de um orifício. A vaporização é feita por meio de um aparelho próprio.

Nadi Sweda: Trata-se da aplicação de vapor herbal em regiões especificas no corpo, indicado para a restauração dos doshas e ativação dos Nadis (canais energéticos). Para isso, utiliza-se de Sua aplicabilidade também se estende para pessoas com restrições à.

Shila Abhyanga: Massagem corporal e reequilíbrio energético através de pedras. Utilizando-se de pedras quentes e frias, o terapeuta massageia o corpo e trabalha diferentes pontos energéticos em desarmonia. A energia das pedras e a diferença de temperatura entre elas estimula o sistema circulatório e provoca respostas tanto sedativas como reenergizadoras. Suas reações fisiolólgicas e orgânicas auxiliam no tratamento de perda de peso, combate ao estresse e equilibram o sistema nervoso.

Kussum Modak: Técnica de massagem que utiliza a pressão das mãos e dos pés do terapeuta para aquecer a musculatura facilitando as manobras de alongamento mais intensas. Seu diferencial está justamente nos múltiplos alongamentos que se assemelham aos movimentos de Yoga. Pode ser realizada com aplicação de óleo de acordo com o dosha ou o pó de ervas.

Drenagem Indiana: Drenagem Linfática associada aos conceito de Ayurveda, promovendo não apenas resultados estéticos como também equilíbrio e bem-estar.

Vamana: Limpeza do estomago através do vômito. O paciente se submete a um programa que inclui dieta específica, ingestão de óleo medicado por um período de cinco dias, descansa o sexto onde recebe uma massagem abhyanga que auxilia o organismo a mobilizar impurezas e no sétimo acontece a eliminação através do vômito. Todo o processo é acompanhado pelo terapeuta e são utilizados chás que facilitam o processo, minimizando os desconfortos.

Virechana: Limpeza do intestino delgado. Da mesma forma que o vamana, também consiste em um programa de 7 dias, com dieta orientada, sendo 5 com a ingestão de óleo medicado, descanso no sexto com massagem e eliminação no sétimo. Ela se dá através de uma diarréia induzida com duração de aproximadamente 5 horas, onde, controla-se a desidratação com a ingestão de água após cada eliminação neste período. O objetivo é eliminar impurezas e pacificar pita.

Basti:Enema de limpeza e nutrição do cólon intestinal (especialmente para desequilíbrios do dosha vata) Considerado dentro do Ayurveda como mãe, ou a principal forma de procedimento terapêutico e mais importante de todos, limpa as toxinas e elimina o não aproveitamento de substancias acumuladas no corpo, indicado aos três doshas – Vata – Kapha e Pitta, especialmente equilibrando o dosha Vata. Basti é a administração de enema retal medicado (com ervas, óleo e outros produtos) e também altamente benéfico para tratamentos de rejuvenescimento. Este tratamento é eficaz em desordens neurológicas, paralisias, colites, constipação, desordens digestivas, obesidade, infertilidade entre outros.

Raktamokshana:Um valor é necessário. Limpeza do Sangue. A Ayurveda desenvolveu esta técnica para que ocorra a purificação do sangue e que, portanto, os metabolitos e nutrientes sejam carreados com eficiência pela corrente sanguínea. São administrados medicamentos através da ingestão de ghi e chá específico que promovem a liberação de toxinas presentes no organismo dentro da corrente sanguínea, o individuo posteriormente realiza a sangria ou doação de sangue para remover estas toxinas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s