Escolas verdes

BioSemear Escolas Verdes foi inspirado no projeto telhados verdes em escolas na Dinamarca, em Paris e outros países da América Latina como Bolívia e Chile.  Neste projeto, visei introduzir informações importantes sobre alimentação, saúde, cooperatividade, a sustentabilidade, o real impacto que causamos e como podemos diminuir os danos à nossa saúde e ao meio ambiente.

O projeto BioSemear Escolas Verdes visa promover ações de formação e empoderamento, utilizando a alimentação como o tema gerador de forma a estabelecer um diálogo com o ambiente educacional sobre questões como saúde, educação, cidadania e preservação do meio ambiente.

Desta forma pretende-se atender ao disposto nos meios legais como a Política Nacional de Educação AmbientalPNEA e a Política Nacional de Resíduos SólidosPNRS, promovendo a consciência cidadã e a participação social.

Pretende-se também, fomentar a Escola como um Espaço Educador SustentávelEES como ferramentas de transformação social e empoderamento em questões culturais, sociais e ambientais.

Para tanto, o curso estabelece uma metodologia pedagógica e dinâmica que proporciona um conjunto de experiências capazes de introduzir conhecimentos e saberes através de diversos mecanismos e ferramentas que incluem vivências, oficinas, cursos, palestras, dinâmicas, e outras práticas pedagógicas.

O curso foi estruturado em módulos complementares, e tem como objetivo integrar conhecimentos de modo a oferecer à comunidade escolar capacitação, implantação e manutenção de práticas de alimentação preventiva e consciente, ampliando assim a relação harmônica e ecológica homem natureza.

A proposta é colocar crianças, pais, funcionários e corpo docente em contato com a organização do espaço de trabalho e a manipulação dos alimentos. Experiências como o manejo dos alimentos e dos resíduos, desde a cozinha até a horta, passando pelo tratamento do lixo buscaremos criar soluções para a resolução de resíduos sólidos e orgânicos.

Este slideshow necessita de JavaScript.